Histórico

Muita gente escreveu essa história que hoje completa 25 anos. Ela é feita de chegadas e partidas, alegrias, lágrimas, trabalho, solidariedade, voluntariado e amor.

Em 1979, os marauenses pais de crianças com necessidades especiais, além do desconhecimento e preconceito sofrido, tinham que deslocar-se a Passo Fundo se quisessem dar a seus filhos o direito de educação e atendimento especializado.

Um grupo de pessoas pertencentes ao Lions Clube, liderados por Severino Detoni, uniram-se a essas famílias em busca da construção da APAE em nossa cidade.

A primeira diretoria foi eleita em 23 de janeiro de 1979 e era composta por:

Presidente: Dr. Osvaldo Lenzi

Vice presidente: Dr. Jair José Mezzomo



1º Secretário: Antonio Nelson da Silva

2º Secretário: César Augusto Fuga

1º Tesoureiro: Edgar Migliorini

2º Tesoureira: Alice Gotardo de Conto


Essa diretoria foi reeleita em 06 de maio de 1980.


Queremos ressaltar o Dr. Ildomar Marodin, por trabalhar incansavelmente junto a diretoria.


Em 1981, o prefeito municipal Dr. José João Santin fez a entrega de um terreno para a construção da APAE. Destacamos também a importância da doação de um terreno feita pelo Senhor Antônio Sagin.

De 1980 até a inauguração do prédio em 1987, muitos trabalharam para construir e legalizar a instituição. A construção foi danificada por três vendavais, e reconstruída, pois o sonho das famílias, comunidade e diretoria tinha mais força.

Incontáveis campanhas de pessoas, empresas, entidades e poder público somaram esforços para que o prédio fosse entregue a Comunidade de Marau.

A APAE iniciou suas atividades no dia 27 de abril de 1987. Atendendo 9 alunos, e a primeira diretora da escola foi Mira Ana Rodigheri Frey. Também faziam parte da equipe de profissionais: Nelci Perin, Sonia Laimer Ebone, Marilene Gatto, Melita Waldow, Wilson José Weber, Terezinha Salete Kades, e Diva Migliorini que representou forte presença no voluntariado desde o início do trabalho.

A secretaria municipal de educação, na época presidida por Claci Portaluppi, não mediu esforços para cedência de profissionais e para que a APAE funcionasse.

Em 1992 Rubia Mara Foresti Casagrande assumiu a presidência, que nos anos seguintes esteve a cargo de Tânia Maria Dill Perin, Gelson Biolchi, Aidir Lótici e Léo Pedro Adami.

Em 1998 começou a ser construído o Ginásio de esportes da APAE, que além das atividades esportivas, hoje abriga oficinas de preparação para o trabalho, e oficina Toque de Anjo.


A APAE de Marau hoje é regional, pois também atende Vila Maria, Nova Alvorada, Camargo e Nicolau Vergueiro.

São 149 alunos, que recebem educação infantil, ensino fundamental e preparação para o trabalho. Conta com 20 professores, 11 técnicos (psicóloga, assistente social, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e neurologista), direção e equipe de apoio com 06 profissionais. A atual presidente é Teresinha Gasparin, e Flávio Bombonato é o vice-presidente.

Nesses anos todos, aprendemos que a inclusão é possível e depende de nós para se tornar realidade. Aprendemos que a vida não termina quando uma família tem um filho deficiente. Aprendemos que só conseguimos transpor as dificuldades quando trabalhamos em equipe, quando dividimos para multiplicar. Aprendemos a sonhar e trabalhar para concretizar nossos sonhos. 

Galeria de fotos

topo voltar
Rua José Primo Bernardi, nº 989
Loteamento Bernardi - Marau / RS

(54) 3342-6911
secretaria@apaemarau.org.br
©2018 APAE Marau/RS, todos os direitos reservados.
Feito com o pela: #Artemidas