Onde Atuamos
Pedagogia

O setor pedagógico da Escola de Educação Especial Amor e Vida mantida pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Marau norteia suas ações a partir de seu Projeto Político Pedagógico. O qual parte do principio que, todos os saberes de que são portadores os sujeitos da comunidade escolar são considerados como elementos fomentadores da construção do conhecimento.

A linha metodológica entendida como adequada para a organização do currículo é a Sócio-Interacionista, vista juntamente com o trabalho institucional interdisciplinar (concluído com grupo de profissionais da instituição em estudos em reuniões pedagógica).

Para tanto a concepção de seu currículo esta ligada a uma visão de conhecimento como algo que se constrói inacabado, em permanente em transformação, numa relação de cumplicidade com o contexto histórico-cultural com dimensões políticas, sociais e pedagógicas, como um conjunto de ações para organização dos saberes, como processamento de informações para a construção do conhecimento e a formação dos sujeitos sociais.

A Escola de Educação Especial Amor e Vida funciona conforme determinações da LDB, 9.394/96 e oferece as seguintes modalidades de ensino, assim organizadas:
Educação Infantil - Pré escola - 4 e 5 anos.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de 4 a 5 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social complementando pela ação da família.
Ensino Fundamental – 6 a 14 anos.

O ensino fundamental constitui-se em nível de ensino obrigatório e gratuito que objetiva o desenvolvimento da capacidade de aprender e a formação de atitudes e valores para a vida. Tendo por meio:
I- a aprendizagem de leitura, escrita e cálculo.
II- a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, de tecnologia, das artes, dos esportes e dos valores que fundamentam a sociedade.
III- o fortalecimento dos vínculos familiares, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Segundo a estrutura funcional da escola, o ensino fundamental dar-se-á através de ciclos, com duração de dois anos cada.
Ciclo I – 6 à 8 anos
Ciclo II – 9 à 11 anos
Ciclo III – 12 à 15 anos
Educação Profissional – a partir de 15 anos.

O programa de formação profissional destina-se aos educandos a partir de 15 anos. Tem por objetivo o desenvolvimento das capacidades, competências e habilidades necessárias a inserção da pessoa com Deficiência Intelectual Moderada e Múltipla na sociedade por meio do trabalho. Para os alunos que não demonstram estas habilidades, são desenvolvidas ações que visem o desenvolvimento da auto-valorização e capacitação para a realização das atividades de vida diária - AVDs.

Atualmente o setor pedagógico desta instituição atende a mais de 150 alunos, oriundos dos municípios de Camargo, Marau, Nova Alvorada, Nicolau Vergueiro e Vila Maria. Os mesmos são atendidos por 20 profissionais das áreas de pedagogia, educação física, dança, artes cênicas, música e artes.

 A clínica  oferece o serviço de Psicopedagogia inicial, as crianças egressas da estimulação precoce em processo de inclusão escolar através de atendimentos pedagógicos especializados.

topo voltar
Rua José Primo Bernardi, nº 989
Loteamento Bernardi - Marau / RS

(54) 3342-6911
secretaria@apaemarau.org.br
©2018 APAE Marau/RS, todos os direitos reservados.
Feito com o pela: #Artemidas